MakersHouse

Aprender Fazendo

Quais as vantagens de ensinar programação a uma criança?

Preparar as crianças e jovens para o FUTURO, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades usando a tecnologia, eis o grande desafio educacional que a Makershouse tem pela frente.

Ensinar a RESOLVER PROBLEMAS: a partir da metodologia do passo a passo que se aprende na programação. Quando surge um problema, a criança pode aplicar esse método para solucionar. Começa-se por onde é possível, de uma maneira simples, até se chegar à solução. Logo, é isso que os algoritmos de programação ensinam às crianças, resolver problemas passo a passo, sem a ajuda dos pais ou orientadores.

Treinar o RACIOCÍNIO LÓGICO: quando a criança aprende a desenvolver um jogo no computador, ela está treinando seu raciocínio lógico.

Estimular o PENSAMENTO CRÍTICO: a criança aprendende o que está por trás do computador. Ela vai querer agora saber como as coisas funcionam e criticar de maneira construtiva. Ensinamos que por trás daquela coisa funcional, existe um código, isso faz com que ela pense em outras situações que tem um porquê. Desenvolver o raciocínio crítico aumenta potencialmente o poder de visão da criança.

Questões INTERDISCIPLINARES nas escolas: com a programação, ela aprende questões de matemática, ângulo, posição, distância e georreferência, na geografia; aprende questões de literatura em inglês e português. Isso tudo é trabalhado na programação quando se usa a metodologia de desenvolvimento em blocos.

Essas são algumas das vantagens de se ensinar programação para as crianças. Obviamente que existem muitas outras coisas que são trabalhadas no dia a dia, nas aulas de programação, de aplicativos e de games.

Pesquisar

Categorias

Posts Recentes

Informações de contato

+55 (27) 99877-8702 (Ervim Egert)
contato@makershouse.com.br

Redes Sociais